sexta-feira, 14 de setembro de 2012

1, 2, 3 Caio atras da arvore!

 Tentei me esconder, mas não deu pessoal! Fui entrando no mundo da procrastinação de posts e la fiquei!
Hoje passei só pra deixar o video que fiz pra mostrar minha faculdade.
No proximo post explico mais tudo o que aconteceu nesses dias que andei sumido, mas agora tenho que ir pois tenho gravação!

Espero que gostem...com vocês senhoras e senhores: Universitour

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vida Lueca

Antes de desenvolver o tema dessa prosa, queria deixar marcado aqui um trabalho que fiz. Não sei se vocês sabem mas um dos objetivos desse blog é ter documentado as coisas que fiz faço e farei na universidade para o Caio de daqui a 5 anos. Assim eu poderei analizar se a minha estadia foi realmente proveitosa e se eu curti tudo mesmo que se tinha para curtir.
Caio de daqui a 5 anos, espero que você curta!

Bom vamos para o que eu ando fazendo agora. Estou em projeto de um curta metragem de comedia, ao qual vou dirigir. Ja fiz roteiro que ta sendo avaliado pelos professores e agora ando na caça de locações e planos de rodagem. Vai ser um curta sobre um cara que vai no cinema e quer achar a melhor cadeira...
Ando tendo muito trabalho e leitura para semiologia. Ja passei por pensadores como Saussure, Kristeva, Barthes,... eu ficava me perguntando o porque dão tanta importancia para essa materia que em algumas outras faculdades nem se quer existe; foi ai que eu descobri que a diretora academica da minha faculdade é uma linguistica e semiologa, como diria minha mãe 'se fudeu' haha.
Cheguei no ponto da linha do tempo que mais me interessa nas aulas de historia del cine: cine policial e cine negro e neorrealismo italiano. Um me fascina pois surgiu da literatura inglesa, muito rica, me gostaria muito conhece-la a fundo. E o outro emociona, não só pela parte de ter sido deenvolvido no sul da italia onde a velha familia Tonin vivia, mas tambem pelas historias comoventes. Alguns exemplos de neorrealismo italiano são: "La terra trema: Episodio del mare", "Il ladri de biciclette" e "Germania anno zero".
É impossivel conseguir estudar para essas duas materias. Ou você estuda para uma ou para outra, pois a cada materia tenho dois professores um do pratico e um do teorico. O mal é que essas duas materias de praticas não tem nada, ou seja, resulta em dois professores puxando cada um a sardinha para o seu lado e mandando ver nos trabalhos de casa. Tenho uma lista de 5 livros para ler de semiologia até meio de julho, tirando um que ela mandou de sexta passada para essa sexta.
Não estou reclamando da quantidade de materia, só acho que poderia ser melhor desposta ao long dos 5 anos. Pois em outras faculdade você tem semiologia nos 2 primeiros anos e semiotica nos 2 segundos...na minha é semiologia no primeiro semestre e semiotica no segundo, sendo que aqui eles são muito mais puxados quanto a estudo que no Brasil, muito meeeeesmo! O bom é que isso vai me fazer um profissional melhor.

Essa semana fui na casa do meu amigo para ver Fluminense versus Boca Juniors. Meteram a mão no Flu, vergonhoso! Agora tomara que o Flu de uma lavada no Boca em casa pra tirar esse timeco da briga. Melhor pegar o Flu que o Boca, escutem isso Corinthianos.
Fui no cinema para ver THE AVENGERS...teve uma hora que tinha tanto efeito especial que eu achei que super herois eram de mentira haha! Nota 6,5.
Os filmes que vi essa semana foram: "La madre", "La terra trema", "The Avengers", "As aventuras de Tintin", "Il ladri de biciclette" e "Sherlock Holmes 2".

Ainda não comprei minha bicicleta nem minhas roupas de frio e tenho que fazer um exame medico pra dar na facul. EEEEEEEEE CAIO VIU! haha

Inté a proxima!

A proposito eu sempre que vejo as pessoas que visitam o blog tem umas da Alemanha que é o segundo pais com mais views. Vocês que vem meu blog dai, deixa um comentario!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Once upon a time...

[...] Sim, eu sou um personagem! Criado por um escritor desconhecido que fez uma unica obra, e que se esqueceu de termina-la. Dando assim vida e autonomia para mim.
Alguns traços me aparecem a medida em que a trama vai sendo construida e conduzida para o final. Estou na parte da historia em que o heroi que havia sido derrotado se levanta e arruma forças para lutar denovo. Naquela parte que toca uma musica que nos motiva e faz ao leitor/espectador levantar um pouquinho da cadeira.
Me encantam os livros e filmes, se pudesse teria um quarto só para eles! Tenho mania de quando vou a livraria esconder livros/filmes nos ultimos da fileira, ou em até outra fileira, mesmo sabendo que não terei dinheiro para compralos ou nunca voltarei ao local. Tenho mania de quando estou vendo os livros/filmes, dispostos na fileira, começar a ver pelos detras; como se alguem tambem os escondesse.
Eu queria saber tocar piano. Acho todas as musicas classicas muito dramaticas.
Eu gosto muito da lingua inglesa. Filmes, livros antigos, a sonoridade...o sotaque britanico que os faz parecer pessoas amargas...o sotaque americano que puxa as letras... Quem sabe um dia posso fazer a minha lingua ter a mesma importancia...
Eu gosto dos filmes de animação, eles tem sabor de infancia. Eu continuo sabendo as falas do Toy Story 1 até os 15 minutos de cor.
Tenho pesadelos frequentes, que me alegram. Eu durmo com a mão e o pé esquerdo para fora da cama. Quando acordo, os cabelos do cucuruto estão espetados. Por mais que eu não queira eu tenho a barba ruiva.
Eu gosto de correr e de contar historias, sinto a necessidade de oxigenar o cerebro e brincar com as palavras. Não, eu não sou o Forrest Gump.
Tenho um compromisso comigo mesmo, ao qual não posso falhar. Fujo de mim quando ando de bicicleta com fones de ouvido. [...]

Essa ultima semana eu tive que entregar um trabalho que o tema era "auto-retrato", ai não achei nada melhor para escrever e não lembrava do que fiz essa semana, então escrevi isso. Um curto texto, nada de ficticio, ao qual tento me expressar sobre mim mesmo sendo eu.

Hoje tem dica de musica:

domingo, 29 de abril de 2012

UHSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Para começar deixa eu explicar o titulo da postagem... Queria escrever algo que traduzisse aquela primeira respirada que uma pessoa dá, assim que imerge da agua. Como vocês podem ver, não consegui  muito bem, mas isso já é uma questão semiologica, da qual estou de ferias por alguns dias.


A faculdade anda muito corrida e quase não tenho tempo para fazer as coisas que gostaria. A verdade é que tempo as vezes sobra, mas a cabeça não aguenta o ritmo! Não, isso não é uma reclamação; eu queria estar mais ocupado ainda!
Vamos ver como eu consigo resumir a minha semana em topicos:
- Trabalho de semiologia
- Curta-metragem
- Aulas
- Leitura de textos
- Desenho de Planta
- Dormir as 2 e acordar as 6.
- Frío
Fomos no "centro de estudos brasileiros", para uma mostra de filmes gratuitos. Vimos "Meu Nome Não é Jhonny". O pessoal ficava super assustado com tudo que acontecia, e tinha umas velhinhas que ficaram suspirando o filme todo.
Ontem eu e a Monize fomos ao mercado. No meio do caminho eu disse a ela, BEM VINDA A LONDRES! Estavamos com 2 blusas, ela de luva, aquela garoa fina, e um céu cinza Faber-Castel.
Pelo menos esse "fim de semana largo" (como os argentinos chamam a imenda de feriado) ta servindo para comer coisas boas! Ontem comemos nhoqui no almoço, na janta berinjela e tomate (recheados) e hoje no almoço comemos arroz, abobora e peixe. Tudo eu que fiz!
Aluguei uns filmes da faculdade para passar esses dias: Metropolis - Fritz Lang (alemão), October - Sergei Eisestein (soviético) e Historias de Nova York - Varios diretores (dentre eles Scorsese). Ai tem os seriados para ver. Livros para ler. Curta para gravar.
Ou seja, feriado resumido em CAMA e CAMERA.

Fui em umas livrarias esses dias e cheguei a conclusão de... que bom que eu não estava com meu cartão! Eu vejo muito livro que quero comprar, filmes, enciclopedias. Percebi que adoro historia. Por falar nisso lembrei de que eu comprei um livro e devido a faculdade não li. Assim que ler esse, me permitirei comprar outro!

Como não tenho muito mais assunto... esse clipe gosto bastante. Queria conhecer um lugar assim, de muito frio, neve, pinheiros... A letra não me agrada muito, mas a musicalidade e o clipe sim, então...


sexta-feira, 20 de abril de 2012

EU TO BEM (8)

        
        Carta para o Senhor: CAIO TONIN CAVALCANTE


Eu sou o gangster
Eu sou o artista
Eu sou o mendigo
Eu sou a aeromoça
Eu sou a ameba
Eu sou do Bras
Eu sou macaco
Eu sou feliz
Eu sou alto
Eu sou o motorista
Eu sou do Louvre
Eu sou engenheiro
Eu sou Yankee
Eu sou a pesquisadora
Eu sou um pretencioso
Eu sou jogador de futebol
Eu sou a ficção, prazer em conhece-lo!

Devo lembra-te da sina e da responsabilidade que carregas no nome. Devo lembrar-te que Caio significa FELIZ. Devo lembrar-te que em seu nome você carrega uma linhagem real. Devo lembrar-te de pessoas que enfrentaram doença e fome dentro de um navio para fugir da miséria e uma guerra que nem era mesmo sua. Devo lembrar-te de pessoas que subiram em um pau de arara, com nada mais que literatura de cordel na barriga, pra fugir da seca infinita. Devo lembrar-te de pessoas que tratam animais como pessoas e diminuem a feira para você estar onde você esta. Devo lembrar-te de quão duro era o cinza de São Paulo. Devo lembrar-te de ser você mesmo. Devo lembrar-te de enlouquecer. Devo lembrar-te que você tem 4 patas para pular os obstaculos, uma flecha para caçar seu proprio alimento, cabeça de humano para guia-lo e um coração para motiva-lo. Devo lembrar-te que as pessoas que miram o horizonte são melhores do que as que miram só a terra ou só o céu. Devo lembra-te de que a criatividade supera a falta de recursos. Devo lembrar-te que quem não tem computador escreve em muros. Devo lembrar-te de que quem não tem camera, não filma, vive. Devo lembrar-te que quem acredita no sol nunca passa frio. Devo lembrar-te que não deixaram você fazer historia no futebol, e que agora vão ter que ouvir as historias que você tem pra contar...que vivam do seu pão e circo!
Devo lembrar-te teu nome, para que você faça com que as pessoas lembrem dele: CAIO TONIN CAVALCANTE.

Ps.: Todos os seres humanos sofrem, o diferencial esta naqueles que se utilizam desse sofrimento.


Atenciosamente,

                                   Caio Tonin Cavalcante






Tem dias que acordamos da pá virada e nos questionamos a nós mesmo, hoje é um desses! Mas não se preocupam porque EU TO BEM! hahhahhaha

segunda-feira, 16 de abril de 2012

BAFICI (festival de cinema) + inicio da faculdade

Ufa, consegui 15 minutos para postar no blog.
Esta semana fui ao BAFICI, um festival de cinema independente renomado aqui em Buenos Aires, e vi alguns filmes e algumas palestras. Para quem não sabe, cinema independente implica em fazer filmes sem fundos de apoio monetario e/ou com fundos reduzidos. Nesse tipo de festival encontramos muitos filmes experimentais, sem linha narrativa, priorizando a imagem ou som diante da historia. Logo no primeiro filme que vi ja me deparei com um desses.
Fomos Mica (brasileira minha amiga), Monize e eu. Vimos um filme chamado "La casa". Chegamos na sala um pouquinho tarde pois estavamos comprando refri e pão de queijo, sim existe pao de queijo aqui, muito do fajuto por sinal. Como os lugares nao eram marcados, chegamos na sala e sentamos la na frente, e com os creditos iniciais subindo. Iamos começar a conversar enquanto o filme não começava, mas umas pessoas começaram a nos chingar, mesmo ainda estando nos creditos. Como os creditos eram silenciosos, eu bocudo virei pra tras e disse "ainda não começou, não entendi as reclamações", mas fui chingado denovo. O argentino no cinema é um robo, não demonstra sentimento nenhum...mas afinal, que esperar de um povo que não come pipoca salgada no cinema.
Depois do filme o diretor foi até a frente para responder perguntas e tudo mais.
No outro dia fomos ao planetario ver um filme em 360.
Vimos um filme chamado "THE WALL". Pink floyd. Se é que isso possa vir a ser chamado de filme; ele foi muito bem falado pelos festivaleiros e quase não tinha ingresso... decepção.
No começo ficamos maravilhados com uma tela enorme, cadeiras reclinadas quase como camas, e imagens gigantes em 360, mas infelizmente isso só durou 5 minutos.
Sai correndo da faculdade e paguei por só 5 minutos, porque depois disso vira aquelas coisas psicodelicas que passam no windows media player enquanto escutamos a musica. Dormi mais da metade e ainda acordei com dor de cabeça.

Depois do filme fomos de metro pra casa. Uma coisa engraçada que aconteceu no metro foi que 4 bate carteiras viram que eramos turistas e ja ficaram urubuzando. Entraram no mesmo vagão que nós e tudo mais, depois acabaram percebendo que iam ter que aprender muito pra roubar alguem que morava em São Paulo, e foram roubar a um outro cara. Sempre a mesma lenga-lenga de metro lotado abrir a mala das pessoas ou puxar a carteira do bolso, truque velho no Brasil! Se encostaram em um cara; um distraia ele perguntando se ia descer na proxima, outros 2 de guarda e o dedos leves tentando puxar a carteira; mas o cara se tocou e eles tiveram que cair fora do vagão na outra estação.


Finalmente começou a faculdade! Basicamente tenho trabalhos pra fazer todos os dias, e como cinema é uma arte coletiva sempre temos que nos juntar na casa de alguem. Para essa semana: roteiro de um filme, roteiro/planejamento/gravação de outro, seminario para apresentar para a classe sobre semiologia, analise do filme Amelie, 3 filmes para ver.... e a lista continua. Mas assim que é bom.
Tenho uma tese de comparação de que a faculdade é estar no alto mar. Voce sempre tem que estar batendo os pés ou se não afunda, as vezes mandam ondas enormes que temos que remar para passar antes que elas quebrem e quanto pensamos que vem o marasmo ai esta outra onda. Alem de tudo para não morrer de fome temos que caçar nossos peixes...começamos com um lambari e vamos até a baleia. E com isso nossos braços ficam mais fortes a cada onda que passe vamos fazendo menos esforço, cada vez menos, até que no final vem um barco e nos tira da agua. A lição serve para que aprendamos a nadar, caçar nosso proprio peixe e que nunca nos afogamos.
Agora deixa eu ir que semiologia me espera...

Caio.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Quase um argentino, quase!


Hoje acordei bem cedo pois era o tão esperado dia de ir na Migração daqui, para realizar os tramites finais para eu ter todos os direitos de um cidadão argentino: aluguel a preço de argentino, hospital publico, mensalidade em cursos e faculdade a preço para argentino,... Claro que tive que faltar na faculdade, mas enfim.
Cheguei na empresa, esperei uma hora pra que eles explicassem as coisas, e ja estavamos no taxi rumo a policia migratoria.
Chegando lá, veiu a cena do visto americano na cabeça...mas tudo rolou numa boa e "rapidinho" ja estava saindo. Primeiro passamos por um caixa que conferia se nossos documentos estavam certos e se tinhamos hora confirmada, de la eramos encaminhados para uma outra sessão onde se espera o numero aparecer na tela. A minha e a da monize era em um outro predio, ao lado, e quando chegamos ja estava na minha vez e tinha passado a dela. O assesor falou no guiche dela e o cara a chamou. Entreguei meus papeis e documentos pro meu atendente e falei que queria a "RESDENCIA PERMANENTE", ele me fez umas perguntas basicas e pronto. Uma vez com a taxa paga, me entregaram o papel e ja estava, 2 anos no país legalmente. Fiquei esperando a Monize (que teve o nome escrito errado e teve que fazer denovo)e as outras pessoas da empresa. Uma horinha de fila mais, pois no meio do espediente todos funcionarios pararam o que estavam fazendo, fizeram um circulo e bateram um longo papo, e pronto.
O mais engraçado é que la não existe policiamento nenhum, tem um monte de mãe com 20 filhos chorando, entra cachorro, tem camelô vendendo lanche...uma bagunça total! O melhor de tudo é que estou livre!
Conhecemos uma outra menina -tambem assessorada - que veiu estudar cinema aqui, mas em outra faculdade! Trocamos Facebook.
Agora vamos esperar o meu certificado de "RESIDENCIA PERMANENTE" no pais chegar aqui em casa e vamos fazer um outro documento que nos permitira trabalhar. Ai serei realmente um argentino. Um tem o prazo de entrega de até 3 meses, e o outro, faremos semana que vem!
Não tem foto pois não levei a camera para la.

Para compensar a falta de foto, aqui vai uma dica de musica:

terça-feira, 10 de abril de 2012

Felices Pascuas!

[...] Embora aqui seja no plural "Felices Pascuas", não ganhamos mais que um ovo e nem comemoramos mais que uma vez, isso é propaganda enganosa...QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA!"

Fomos convidados para ir almoçar, domingo, na casa de uma brasileira...claro que não dispensamos! Ela é quem me ajudou na ultima vez que eu vim, e é pra ela que pedimos socorro e conselho.
Domingo acordei as 9, hiper cedo para o que eu costumava acordar quando tinha almoço na minha vó! E não é que o coelho da pascoa passou por aqui!
A monize me deu o ovo "BATON" e eu dei para ela o da "MILKA". (Só pra constar, ja acabaram na segunda mesmo).
Ficamos na enrolação aqui em casa, falando com as parentaiada no skype e saimos!
Para ir para la pegamos um metro e fizemos baldeação para outra linha, a linha A. Os metros dessa linha, são os primeiros da america latina. Quando eu digo que são é porque mantiveram os meeeesmo daquela epoca, com algumas manutençõezinhas aqui e outras acola!
 
E o mais engraçado é que as luzes que vocês estão vendo, são lampadas assim como as que a gente tem em casa! E pra se segurar, tem uns ganchos!
As portas são abertas e fechadas automaticamente...por você! Você é quem tem que ir la e abri-las, pra fechar as vezes ela fecha sozinha, mas só as vezes! haha
Não pai, não estou reclamando...acho até engraçado!
Descemos na ultima estação e de la pra casa da Mica era só andar mais 20 quarteirões ou pegar um onibus...como a cidade é plana decimos ir caminhando mesmo. Chegando la estavam Mica (brasileira/amiga/gravida), Alejandro (marido da mica) e Pedro (um dublador amigo deles - agora nosso tambem - que mora la do lado e fez o Capitão Nascimento versão argentina).
De comida tinha arroz, feijão, farinha de mandioca, pimenta, feijão, farinha de mandioca, pimenta.... Tinha carne de porco e salada tambem, mas eu só queria saber de feijão farinha de mandioca e pimenta!
Batemos uma papo legal, e no final do dia eles nos trouxeram pra casa!
O Alejandro sera encargado de todas as legendas e dublagens do BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente), ai vamos nos ver la.
A Mica vai nos ajudar a comprar as roupas de frio. Finalmente vou conhecer o Bras daqui!
Chegando em casa ainda tive que fazer trabalho da faculdade.

Essa foi minha pascoa! Não postei fotos do almoço na casa dela, pois a vontade de comer feijão era tanta que eu não lembrei disso!

Fiz um video para vocês verem o metro, espero que gostem! E não venham falar que é velho, ele é OLDSCHOOL ou VINTAGE - como preferir!

Hakuna Matata,

OIAC.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sera que essa sexta feira é santa mesmo?

[...] Eu queria arroz de coco, feijão de coco, rabanada de coco, refri de coco, bacalhau de coco, cocada de coco...coco de coco...queria tudo de coco! [...]

Nunca fui muito ligado a religião, mesmo ja tentado algumas, nunca consegui não duvidar de algo...então criei minha propria religião! Caiocentrismo: mesmo sendo o que sugere o nome a ideia base dessa religião não é "o caio no centro do universo", mas sim que cada pessoa seja seu proprio centro. E na minha religião a igreja é muito util, pois foi ela quem impos os feriados na sociedade... e feriado é uma coisa sagrada nessa religião pois é quando fazemos algo especial, seja com familia, amigos, conhecidos ou com voce mesmo, para celebrarnos a nós mesmos!
Me alonguei nesse prologo para dizer como foi minha sexta-feira santa. Bom acordei cedo, as 8, e fui tomar meu café vendo um seriado. Fiquei na moleza até as 10, quando comecei a estudar para historia del cine. Quando deu 11 e meia recebi uma chamada no skype para sofrer bullying da familia, me fazendo inveja das coisas com coco; que particularmente eu não gosto, mas a inveja de estar presente surtiu efeito haha. Mas eu me conforto pensando no futuro, que terei dinheir...enfim.
Fomos em um restaurante chamado LA FAINA, ali no centro...o que ele tem de especial? Dos que estavam abertos era o mais barato haha! Pedimos uma promo de 72 pesos, que vem com 1 pizza grande de muzzarela, 3 fainas, 2 refris e 2 sobremesas (salada de fruta ou sorvete).
Quase não aguentamos comer tudo.
*Não sei se existe no Brasil, mas explicando: Faina é uma massa triangular, feita com ovos, azeite, oleo, farinha,... que voce coloca em cima do seu pedaço de pizza. Da um gosto diferente, mas a verdade é que serve para você ficar cheio mais facilmente!
Conversamos tanto tempo e enrolamos tanto que o garçom veiu pedir pra que pagassemos a conta meio que expulsando a gente, mas tudo nos conformes.

Essa semana só tive 2 dias de aula, então aumentaram-se as leituras e trabalhos para fazer em casa. Na outra semana tenho um tema de semiologia para expor. Tipo aquele lance de ir na frente da sala com um cartaz e falar sobre um assunto. "we are young,...we dont sleep...". Trabalho de roteiro para fazer, de direção, historia del cine,... mas assim que é bom!
Certo dia eu estava na faculdade quando um amigo me pediu ajuda para que levassemos as coisas da menina da sala pra casa nova, que era uma mudança pequenininha, coisas de quarteirões só...
...me meti em uma encrenca de levar geladeira, mesa de madeira pesada, cadeira e um monte de coisa mais por uns 15 quarteirões. E tudo na mão! Voltei todo sujo pra casa e morto de cansaço.
Mas agora os colombianos estão me devendo uma comida tipica de la que chama sancocho (uma especie de sopa que vem com tudo dentro: ovo, frango, carne,ervilha,...)

Essa semana tambem fiz minha ultima aula de espanhol. Chegou em um ponto onde não estava aproveitando as aulas pelos trabalhos da faculdade, e não tinha mais o que aprender. Sinto muita dificuldade em escrever e falar alguns tipo de passado, mas acho que nisso só o tempo ajudara! Agora volto a fazer ingles, para ficar nos trinques, e quem sabe arrumar um trabalho legal!

Nesta quarta irei a policia migratoria finalmente. Tirarei um documento que me permitira trabalhar, alugar apartamento, abrir conta em banco,...finalmente!

Amanhã acordo cedo para correr, ja estou me sentindo mal por não fazer exercicio! Wish me Pulmões!

Felices pascuas,

Caio.


Ps.: Aqui existe uma força engraçada que faz com que os velhos caiam mais facilmente...Essa mesma força faz com que estrangeiros de todo o mundo me parem na rua pra perguntar onde fica alguma coisa. Eu tenho um para-raio de turistas perdidos.
Estava eu no mercado quando eu ouvi uma brasileira perguntando ao repositor: "En cual corredor fican los miojo?", claro que ele não entendeu nada, ai ela disse "macarrón"...em meio a risadas disfarçadas ajudei ela a achar o macarrão, aqui chamado de "fideos".

Tem gente de todo lugar do mundo vendo meu blog: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canada, Espanha, Russia, Ucrania, Holanda e Nova Zelandia. Não conheço ninguem da russia, muito menos da ucrania e muito menos da holanda; e o pior é que tem bastante views.
Estou perto da visualização 1000 do blog! A maioria é da familia, mas estou!

domingo, 1 de abril de 2012

Hola, puedo ayudarte?

Nossa que vergonhoso não ter tempo nem de postar no blog...na verdade o tempo existe, ele fica entre as lidas de livros, assistidas de filmes e aulas, mas aquela dorminhocada fala mais alto.
Vou contar os fatos que aconteceram mas sem ordem cronologica, até porque não me lembro muito bem.
Fomos no show do Criolo e Emicida. Para quem não sabe quem são, rappers paulistas que estão fazendo sucesso pelo brasil e mundo a fora, misturando o RAP com as musicas tipicamentes brasileiras.
O local estava cheio de brasileiros. A vibe tava hiper legal, pudemos curtir, dançar, dar risada com eles tentando falar espanhol... Confeso que bateu uma saudade da terrinha quando em uma musica do Criolo ele cantou esses versos: "- Ha preconceito com o nordestino, ha preconceito com o analfabeto e HA PRECONCEITO com o ESTRANGEIRO, só não há preconceito se um dos 3 for rico".
O show foi em um domingo a noite, voltei a mil pra casa e no outro dia tinha que acordar as 6... haha.

Encontramos meu primo/tio para a despedida dele que estava voltando ao Brasil. Como era hora do café da tarde, marcamos de ir em um café ao qual eu passava sempre e tinha vontade de entrar.
O local se chama "El Gato Negro", tem cafés e chás de todos os tipos e lugares do mundo, muito arrumado, cheio de gringos, fica no centro...La eles moem o café na hora ai fica um cheirin daqueles.
Pedimos para um garçon tirar uma foto nossa, mas ele tirou uma muito tremida e vazou, mas já da para vocês terem uma ideia.
Aqui estava rolando uma corrida estilo a Nascar assim, só que em um circuito de rua. Então, fecharam as avenidas principais para fazer o circuito, com isso, algumas linhas de onibus pararam de funcionar e as que continuaram mudaram todo seu trajeto. No dia da classificatoria sai com a Monize, e passamos la por perto...era um barulho muito alto que conseguiamos ouvir umas 3 quadras de distancia. Tentei tirar foto, mas o carro era muito rapido, muito mesmo, ai ficou só a pista haha.
No proximo post eu coloco o video, nele voces vão entender o barulho que fazia e a velocidade dos carros. Não coloquei nesse pois 2 videos ia ficar pesado.
Como prometido aqui esta o resultado do meu primeiro trabalho pratico da universidade, para a materia de Introduccion a las Tecnicas Audiovisuales I. O clipe é da banda Peixoto e Maxado, e as imagens são do caminho que faço de ida e de volta para a faculdade, de onibus.
Eu e a Monize fomos a umas lojas de roupas de inverno assim, para dar uma pesquisada no preço... concluimos que não sabemos o que estamos buscando quando eu estava vestido com uma jaqueta de neve e a mulher da loja disse que era exagero pro inverno daqui. É dificil pegar dicas com o pessoal daqui pois eles ja estao acostumados com o frio, eu tenho que ver com algum brazuca o que comprar...
Amanhã é feriado aqui, dedicado a guerra das Malvinas. Provavelmente eu irei a uma reunião na casa de um amigo, e estudarei depois. Confesso que estou com dificuldades para entender a materia de semiologia, pois temos muitos textos pra ler e de uma leitura dificil.

Smile,

Caio

domingo, 25 de março de 2012

Primeira semana cheia de trabalhos...

Fim da primeira semana de aula!
O horario de aula é das 8 as 2 da tarde...aulas de direção, iluminação e camera, roteiro, semiologia, tecnicas audiovisuais, visão, historia do cinema,...Todas tem teorica e pratica...Algumas são prazerosas e outras são necessarias! Minha mãe me perguntou se semiologia é os estudo do SEMEN...
Ja fiz uns amigos e claro que ja tenho trabalho para entregar, um pra cada dia da semana!
Um deles era tirar uma foto com o objeto principal sendo uma maçã...gostei dos meus resultados:
Na terça sai com meu primo/tio, fomos a uma pizzaria muito tradicional daqui chamada EL QUARTITO! Essa é daquelas que tem foto de famosos na parede, fila pra entrar,...
Quarta foi dia de ver o jogo do Coringão no Uol... puts como da pra sofrer só lendo os lances viu, eeee curintia!
Quinta-feira fomos no apartamento de um amigo meu (brasileiro) que me acolheu na ultima vez que eu vim. Ele esta se mudando para uma cidade aqui perto chamada Quilmes, vai morar com a esposa. Comemos uma pizza e passamos um frio do caramba! Eu tava com uma camiseta, uma camisa xadrez grossa e um jaco da nike por cima e ainda tava morrendo de frio, isso porque era o primeiro dia de outono...é tem gente que vai sofrer no frio. Na volta ja eram mais de meia noite, mas mesmo assim parei para comprar um capuccino de maquina no KIOSKO, detalhe que eu tinha que acordar as 6 no outro dia. Curiosidade: aqui eles usam a expressão cagar de frio, ao invez de morrer de frio como no Brasil.
Tenho que comprar roupas de frio aqui. O pacote completo: Campera (blusa grossa de neve), meia calça, luva, toca, cachecol, camiseta de lã coladinha,... E uma garrafa termica!
Hoje vamos no show do Criolo e Emicida...Curtir uma musica nacional pra matar a saudade de SAMPA! Mas antes tem que passar roupa e fazer lição....

Ps.: Um dos meu trabalhos é fazer um video de 3 min, eu vou fazer um clipe dessa musica e achei que seria uma boa indicação...


After the rain comes the sun,
after the sun comes the bus,

Caio.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Saint Patricks Day (BSAS) + Primeira Visita

Sabado como todo mundo sabe foi dia de Saint Patricks...Um feriado Verde!
Ficamos sabendo por meio de sites da internet que Buenos Aires é a quarta cidade onde mais se comemora o Dia!
As 7 da noite teoricamente sairia uma passeata pela ruas do Microcentro tendo final na praça San Martin, onde ocorreriam shows, sorteios, vendas de coisa e tudo mais. Fiz as contas para chegar na praça as 8 da noite, mas como todo marinheiro de primeira viagem chegamos as 9 e não sabemos se houve passeata e tudo mais. A praça estava meio vazia, não era a quantidade de pessoas que esperavamos. Onde foi todo mundo?
Ouvimos umas musicas celtas, com direito a saia xadrez, gaita de fole e flautas, e marchinha estilo de guerra! Não sei porque mas gosto muito dessas musicas, me senti em casa!
Nas barraquinhas vendia-se canecas com desenhos, livros com contos, chapeu de duende (hiper caro), sanduiche, cerveja irlandesa caseira,... Não podia sair dali sem experimentar a tão famosa cerveja irlandesa, comprei uma garrafa (long neck) por 15 pesos. O cara me disse que era amarga e negra, mas pra mim cerveja é tudo igual. Fui tentar abrir, mas não era daquelas de girar a tampinha...então voltei a barraquinha, mas o cara disse que por normas da casa não poderia abrir. Apelei para a muretinha, mas não deu certo...um argentino que estava por ali, sacou um abridor de garrafas do bolso e a abriu. E depois ficou me olhando como quem diz: como você não trouxe seu abridor?
O show ja não estava mais essas coisas, o que nos mantinha ali eram as figurinhas engraçadas, caras fortões com gliter verde na cara, pessoas fantasiadas, e pessoas dançando...
...a medida que as pessoas foram debandando, foi perdendo a graça. Pegamos nossas coisas, jogamos a garrafa de cerveja fora e fomos caminhando sentido ao THE KILLKENNY PUB. Um dos pubs mais conhecidos daqui de Buenos Aires!
Nesta rua a qual fomos tem varios bares e pubs...e la achamos todas as mils pessoas que falaram que teria no evento. Caminhamos um pouquinho para ver o movimento. Cheio de turistas, velhos, novos, ruivas, morenos, vestida de verde, roupas normais...enfim vimos de tudo. Entramos no KillKenny que era o unico pub irlandes da rua, mas estava impossivel de andar la dentro. Fomos até a parte do restaurante, mas decidimos não ficar pois não parecia tão agradavel assim ($$$$$$$).
Pra não perder a viagem atravessamos a rua e entramos no pub PORTO PIRATA. Um pub todo tematico, com estatuas de pirata, pintura de barco, garçons fantasiados...
A primeira coisa que fiz depois que sentei na mesa, foi ir ao banheiro - ja era efeito da cerveja haha!
O banheiro era do tamanho do da minha casa, com lugar pra 3 mijarem, uma privada e ainda lugar de lavar a mão. Fiz o que tinha que fazer na paz, mas ai na hora de lavar a mao, tive que empurrar uns alemaes que tavam tirando foto no espelho...eles quiseram brincar em espanhol, ai eu disse que era brasileiro e tals, nisso percecbi uma estranheza no papo deles, virei as costas e sai andando. Resultado cantado no banheiro, em espanhol, por alemães! É mole?
Nesse pub me senti em outro pais e não mas argentina, pois só ouvia inglês!
Comi umas batatinhas com a Monize, ficamos batendo papo, vendo os gringos virarem copo atras de copo e fazer merda,... e depois mais de noite voltamos pra casa de onibus! (sem nenhum problema!)

No outro dia fui acordado pelo celuar tocando...Um tal de Fernando falando comigo. Atendi e começei a falar em espanhol, foi quando ele começou a falar em portugues. Não entendi direito quem era, sei que me conhecia e iamos tomar um café as 4 da tarde - ja era meio dia.
Quando finalmente acordei, me lembrei de quem ele era! Primo do meu pai, consequentemente meu primo, mas chamado de tio!
Sabia que a primeira visita seria de alguem que não esperavamos, em um dia não esperado, mas não tanto assim! Tudo tem sua importancia, e a primeira visita definitivamente tem! Valeu por visitarnos!

Ps.: A camiseta que estou usando nas fotos, só tem uns detalhezinhos de verde, mas acreditem que das minhas opções isso foi o mais irlandes o possivel!

Video do show na PLAZA SAN MARTIN

BYE BYE BEER,

CAIO.

sexta-feira, 16 de março de 2012

TELLeTRANSPORTE


Me lembrei esses dias que falei do transporte daqui somente no acidente de trem que ocorreu...acho que agora todos acham que o sistema de transporte aqui é precario...mas nem tanto!
Começando pelo onibus: Aqui omnibus é só o tipo de carro, não necessariamente é um transporte publico. As pessoas normamelmente dizem COLECTIVO ou BONDIS. A grande diferença entre os onibus daqui e os do Brasil é o preço! Voce diz ao cobrador até onde voce vai e ele cobra a tarifa correspondente...Entre 1 a 10 quarteirões é 1,10, de 10 a 20 quarteirões é 1,20 e mais do que isso é 1,25. Mas quando você esta mais "safo" pode dizer direto o preço.
Os onibus são particularmente chamados por numero "29" e não por nome "Term. Pq. D. Pedro II". Não existe plaquinhas dentro deles dizendo o caminho que fazem, então pra que você saber o caminho que ele faz tem de comprar um "GUIA T" (guia de ruas e transportes), onde esta escrito todos os onibus e itinerarios.
A cidade é totalmente plana e as ruas são todas paralelas, não fazem muita curva, e cada quarteirão tem exatamente 100 numeros e aproximadamente 100 metros. Se voce esta em um lugar da cidade e precisa ir para outro - de onibus - é simples, você se localiza no mapa por exemplo pagina19 D4, olha as linhas de onibus que passam ali...localiza aonde voce quer ir pag13 A3 e ve as respectivas linhas de colectivos que passam ali. É só ver o(s) onibus que tem em comum nos dois quadrantes e procurar o ponto de onibus. O que é engraçado aqui é que cada onibus tem seu ponto, não existe aquele ponto que passam milhares de onibus, o que em parte é bom pois não aglomera pessoas, mas é ruim quando voce pode pegar mais do que um onibus para ir ao mesmo lugar, pois tera de escolher em que ponto vai esperar!
Todos sem excessão funcionam 24 horas! O que é perfeito pra quem sai a noite e não tem carro!
Você tem 2 formas pra pagar: uma é sacar o SUBE (bilhete unico daqui) que é gratuito, é só esperar numa fila de 3 horas e depois de feito você vai carregando creditos. A segunda é pagar na monedeira...a monedeira é um aparelho que se parece muito a um telefone de orelhão que fica ao lado do motorista, você coloca as moedinhas e ele te libera um ticketzinho comprovante.
Não existe cobrador, nem sequer catraca no onibus, mas segue a linha dos de são paulo: sobe pela frente e desce por tras!
Metro: O metro aqui é chamado de subte! Ele faz o caminho das principais avenidas da cidade até o centro. Existem varias linhas tambem, mas o ruim é que voce tem que ir até o centro pra poder fazer baldeação (aqui chamada "combinación").
São Paulo, por incrivel que pareça, esta anos luz na frente quando o assunto é qualidade do metro! Aqui o metro é sempre subterraneo, você nunca ve a luz do dia. Não existe ventilação, é hiper abafado! Uma das linhas de metro daqui foi a primeira da America Latina, e eles ainda mantem o primeiro trem desde aquela epoca...feito de madeira, as luzes são lampadas assim como as que temos em casa, banco de madeira pregado...Quando ele passa em certos pontos a luz pisca igual de um filme de terror! Da pra se ver os tuneis do metro, onde se encherga ratos, lixos, paredes com mofo e musgo!
Calma pessoal, não é nada de outro mundo, é super aturavel...mas se tiverem a escolha se locomovam por onibus! Alem de tudo o onibus é mais barato, o metro atualmente ta 2,50, antes ele era 1,10, mas, bem quando eu vinha ele subiu esses 2000%.
O trem daqui funciona exatamente como os de São Paulo. Ele serve pra levar as pessoas as cidadesinhas perto! A diferença é que as cidadesinhas daqui de perto (chamadas provincias) tem seu charme e muitas vezes são ponto turistico, assim como Tigre!
Haja taxista em uma mesma cidade assim la na...! Os taxis daqui são razoavelmente baratos comparados aos de outros paises, creio eu que pela concorrencia! Os taxistas daqui se portam do mesmo jeito que os de São Paulo, se acham os donos da rua, só porque dirigem a mil anos e necessitam disso pra viver! Não respeitam ninguem!
Para deixar bem claro, aqui existe transito sim e tambem existe transporte publico cheio!
A bicicleta acompanha os porteños assim como as motos os brasilerios! Existem muitos ciclovias e as ruas são todas planas, ajudando a existencia dos bikers! Voce vai pro trabalho, escola, balada, academia,...tudo de bike, ai prende ela com correntes nos postes da rua!
O incentivo pras pessoas andarem de bicicleta aqui é muito grande. Há propagandas, cartazes e tudo mais bancado pelo governo. Tem umas 20 estações onde se pode alugar uma bicicleta gratuitamente por um dia inteiro, é só fazer o cadastro com seu DNI (rg daqui) e levar um comprovante de residencia. A unica coisa ruim daqui é que as bicicletas novas são muito caras. A saida é buscar por usadas, mas não encontrei a minha ainda!



Eu e a Monize essa semana fizemos duas aulas particulares de espanhol! É uma aula chata, mas necessaria, de gramatica e texto! Achamos uma professora jovem que mora aqui perto, cobra barato e estuda dramaturgia!
Hoje eu fiz um exame para saber se posso pular as aulas de Ingles da faculdade. Na minha faculdade é necessario ser aprovado em 3 niveis de Ingles e/ou Frances. A duração de cada nivel é de 4 meses. O ruim é que não tem todos os niveis todos os quadrimestres, por exemplo, ta rolando o Ingles nivel 1 e Frances ta no nivel 2. Terei de espera pra fazer Frances no começo do ano que vem, o que é bom pra eu não me embananar com o espanhol e muito menos esquecer o Ingles de vez!
Daqui a pouco vou sair sair com os amigos da faculdade pra ver o filme "CARA CORTADA" ou melhor "SCARFACE"!
Amanhã é dia de botar a leitura em dia, lavar a montanha de roupas e de noite tem SAINT PATRICKS DAY!


Auguri,

Caio.

Ps.: Li essa palavra "auguri" em algum lugar, coloquei no google que me disse que era italiano e significava saudações...Bom vou acreditar no google só dessa vez!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Idolos

Bom, seria meio dificil em um blog de uma pessoa que esta na Argentina e com esse titulo "IDOLOS", não começar pela foto desse cara que trouxe a esperança pra uma nação abalada pela guerra!

[...]Não posso dizer o porque e nem mesmo provar[...]
Percebo em brigas e discussões que as pessoas daqui são dependentes de idolos e icones, pra que possam ter força e batalhar para  obter o que querem. Isso ocorre em todos os países e com todas as pessoas...idolos não são só os que aparecem na TV, idolo é um pai, é uma profissão, é um personagem de um livro. Só que aqui a diferença que percebo é que sem isso eles não vivem, o que então faz com que eles criem Icones onde não exista.
Não é porque sou brasileiro, mas todo mundo sabe que Pelé concretizou e realizou muito mais coisa que Maradona. - Ta esse exemplo não vale então... Fidel Castro foi muito mais impotante que o CHE, então porque as pessoas usam a camiseta com a estampa do CHE ao inves do Fidel, porque não ha tantos filmes sobre ele...?
Evita perón, Messi, Carlitos Tevez, Batistuta,Carlos Gardel,Kirchner,...


A dependencia de Idolos aqui tem relação com o patriotismo. Aqui não se toca muita musica estrangeira, ou seja que não seja em castellano, nas baladas, bares e afins. Só quando o hit é maior do que essa barreira.
Se voce pergunta a um argentino, - Rapido, me diz um nome de um ator! Com certeza ele vai dizer Ricardo Darin.
As pessoas se inspiram em icones que venceram e estão ai pra todo mundo ver, mas tem que ser um icone argentino, que viveu as mesmas coisas que eles e superou as mesmas dificuldades. Não acho que isso seja ruim, é só uma constatação de fatos da minha cachola! (É bom frizar que isso não é uma critica!)

Estou falando isso pois hoje foi meu ultimo dia do curso introdutorio! Aqui não existe vestibular, eles dão cursos pra que o conhecimento de seus alunos seja nivelado e que tenham um minimo de estudo sobre a area, pois não se estuda cinema na escola! (ou arquitetura, ou medicina, ou engenharia, ou linguas).
Hoje vi alguns filmes na aula de roteiro como de costume. Na aula de direção tive um trabalho pratico como conclusao de curso introductorio, que consistia em listar 3 filme que marcaram pra voce (pequena miss sunshine, dreams - akira kurosawa, truman's show - jim carrey) e depois escrever um breve roteiro com 2 cenas. Ou seja, hoje escrevi meu primeiro roteiro em español! Que foi lido em classe, corrigido e tudo mais...mas o primeiro passo foi dado!
[...]Como todo mundo eu quero ser idolo, icone, aquele que as pessoas usam a camiseta com a cara estampada. Todo mundo busca seu lugar ao sol...pois é, eu vim buscar o meu![...]

domingo, 11 de março de 2012

Arruma a casa aê (8)

[...] a gente descobre que esta ficando velho quando a sujeira que incomodava aos nossos pais começa a nos encomodar tambem [...]



 Esses dias conversando com a Monize percebi que ja temos casa! Que quero dizer com isso...a ruptura de sair de casa é um ato estranho, pois você se sente mal em deixar aquilo que você tinha como fortaleza e ir em busca de algo novo, principalmente se houver mudança de país, mas se sente bem em estar conhecendo algo novo. Nos primeiros dias aqui na Argentina não importava aonde eu estivesse eu me sentia fora de casa...podia estar dentro do apartamento ao lado das minhas coisas quanto no metrô, dava no mesmo! Um mês e meio depois, voltando do passeio de Tigre, me senti bem de estar chegando em casa. Sim, já é a minha casa...e não mais o local onde durmo!
 Sei muito bem que esse apartamento é um local provisorio, mas é bom ter algo pra chamar de lar. O nosso outro colega de casa ja debandou, nos deixando sozinhos com a dona.
 Porque eu estou falando isso de casa? Pois a partir do momento que você tem algo, você tem a obrigação de cuida-lo.
 Hoje acordamos razoavelmente cedo para um domingo. Uma coisa nos encomodava e não era o sono. O quarto estava bem sujo! Nós temos uma mulher que todas as quartas nos expulsa de casa, que "limpa"! Ja duvidavamos e muito dos seus serviços, mas dessa vez não teve jeito...
 Sabe aquela inquietude da sua mãe quando ela vê que tem algo sujo na casa e não sossega enquanto não limpar...pois é, a minha vez foi hoje!
 Varremos o quarto inteiro arrastando os moveis pra tirar a sujeirinha dos lugares mais dificeis, passamos pano, limpamos o vidro da janela, batemos nas almofadas das cadeiras pra tirar o pó, limpamos a varanda, passei pano em todos meus tenis,... Conclusão: o quarto agora esta menos sujo!
 Não sei porque deixamos pra domingo as tarefas do lar. Afinal, domingo é um dia morto, não só em SP e BUENOS AIRES, mas sim no mundo inteiro. Hoje ainda tive que lavar a roupa e passar. Como de costume aos domingos se faz uma comida melhor elaborada: arroz, saladona e uma carne que não sei traduzir pro portugues "ARANITA" na grelha! Ta bom ou quer mais?
 Hoje acordei meio escritor/contador de mentiras, se preparem para mais posts!

Aqui não existe sessão da tarde então vou ver os filmes que aluguei na universidade: PULP FICTION e O PODEROSO CHEFÃO. E assim esperar o faustão começar!

Caio

sábado, 10 de março de 2012

TIGRES... ou melhor Tigre!

[...] Uns 3 ou 4 anos atras estava eu sentado no banco de um trem. Tinha acabado de sair da escola, sem nada na barriga e muito cansado. Destino a suzano, mochila pesada e a mente concentrada. Mais um dia de treino. Mais um dia reclamando de estar naquele trem mutilado e fedido. Meu pai mandava uma mensagem com algo escrito que me lembrava o proposito de eu estar ali, assim tirava animo e energia pro dia inteiro. A gente passa muito tempo reclamando e pouco tempo percebendo.
Hoje denovo me deparei com um trem. Uma nova situação, nem melhor nem pior...só nova! Hoje a fome e o cansaço não me consumiam, e na cabeça só o arduo compromisso de curtir o momento. Estava rumo a TIGRE, uma cidade de veraneio dos portenhos.
No caminho não estava com o pensamento de o quanto eu sofri, mas sim de o quanto realizei. Fiquei feliz em me dar conta que a vida não parou e eu evolui. Agradeço a todos aqueles que de alguma forma me ajudaram nessa evolução. [...]

Acordamos cedo, tomamos aquele café com remela e partimos!
Ao lado de casa tomamos um onibus que apos uns 25 minutos nos deixou no bairro chino. Não, não tem nada de parecido com a liberdade, é um bairro normal haha! Compramos a passagem do trem, mas quando nos deparamos o portao estava aberto e as pessoas passando livremente... De la tomamos um trem sentido a estação TIGRES. Foi ai que começou a confusão com o nome.
O trem era um normal, exatamente igual ao que vai pra suzano. Ficamos olhando o caminho pela janela atentamente, e ficamos marivilhados pelas casas e bairros que vimos. A medida que o trem ia se afastando de buenos aires as casas iam crescendo e os muros ficando menores. Até que uma hora o muro sumiu. Dando lugar pra casas iguais as que vemos em filmes americanos, com carrão na garagem e jardinzinho na frente.  É claro que pessoas com musicas no alto falante e vendedores ambulantes não poderiam faltar. Mas resumindo a viagem foi tranquila.
Chegando la ficamos admirados com a estação de trem. Era bonito e não tinha assim nada demais, mas esse é o bom de não ter nenhuma esperança, voce sempre se surpreende!
A ponte separa os dois lados da cidade: um é o dos clubes de regatas e casas bonitas, bem calmo e tranquilo e limpo... o outro lado é mais como uma cidade grande mesmo.
Atravessamos a ponte e começamos a caminhada pela parte mais calma. Por la vimos passeios de barco, lancha, bote, jet ski,... Não fizemos nenhum. Mas andamos bastante até a fome atrapalhar a gente.
Pra comer tivemos que atravessar. Do outro lado as opções eram sempre as mesmas: pizza lanche ou empanada. Até que achamos um restaurante com "TENEDOR LIBRE", ou seja, coma a vontade. O preço tava barato e ainda tinhamos direito a um refri cada um. Essa foi a deixa, la comemos: churrasco, carne assada, risoto, batatas de varios tipos, comida japa, salada, frutos do mar (camarao, marisco, lula frita...),yakissoba,almondega, macarrao, panqueca,... Não, esse não era o menu inteiro, isso foi só que a gente comeu! De sobremesa: pudim, brigadeirao,doce de leite,melancia,uva,torta e sorvete! Tudo por apenas 60 pesos!
De barriga cheia saimos rolando do restaurante. De la alugamos umas bicicletas por 2h (30 pesos cada). Como a Monize não é muito intima da mesma, fomos para o lado mais calmo treinar. Fizemos todo o caminho até não aguentar de ver as mesmas coisas, a curiosidade ja nos matava pra conhecer o outro lado.
Atravessamos...nada ocorreu de errado, a não ser a monize atropelando uns brasileiros...sim ela relamente atropelou! Mas enfim... Desse lado tem mais companias de passeio de barco pelo rio, um parque de diversões muito do ajeitadinho (tipo playcenter a beira do rio e não da marginal), um cassino, um mercado das frutas (que estava escondido e não vimos haha), e uma outra estação de trem que vem por outra linha. Apos conhecermos todos esses lugares, ja estavamos saindo da cidade quando o alarme do celular apitou e ja era hora de entregar a bicicleta!
Gostamos muito da cidade de Tigres, voltaremos para conhecer mais coisas, ir no parque de diversões, comer no restaurante e para a monize treinar dirigir a bicicleta!
Saldo do dia: POSITIVO.

Saludos,

Caio.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/chateautrips/sets/

VIDEO ESPECIAL:

domingo, 4 de março de 2012

Festival URBAN ART


Hoje não tinhamos dinheiro mas queriamos sair. Então a monize encontrou um festival (FESTIVAL PUMA URBAN ART) ali no centro cultural da recoleta.
Fomos até la e não nos arrependemos. No festival tinha bandas tocando musica INDIE. Exposições com instalações e tudo mais. DJ tocando. Empresa fazendo propaganda de um isotonico e dando garrafas e garrafas totalmente de graça.
A diferença que sentimos foi a quantidade de pessoas. No Brasil estaria muito mais cheio.
A qualidade da arte é a mesma, nem melhor nem pior. Gostamos muito.
Vimos até umas artes do RON ENGLISH, um novo artista muito famoso.
Vimos um filme gratuitamente no auditorio, chamado: VIGILANTE. Que falava sobre graffitti.
Ou seja, nos sentimos em casa. E o melhor de tudo, não gastamos nada haha.
Agora vou terminar de ver o filme que não aguentei ontem por causa do sono... CHE El Argentino. E depois dormir que amanhã tem faculdade, YEAX \o/.

chao flaco.

Ron English - https://www.google.com/search?q=RON+ENGLISH&rls=com.microsoft:pt-br:IE-Address&oe=UTF-8&rlz=1I7ADFA_pt-BRAR472&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=WfpTT6nPBMXt0gHL9qy0DQ&biw=1366&bih=618&sei=YPpTT8tPw-XRAfS6xLsH

Vigilante - http://www.vigilantefilm.com/

Curiociudad

Buenas, (comprimento descolado de quando se chega em algum lugar)

Venho por meio desta, falar sobre alguma curiosidades portenhas.
Com alguns dias aqui e com um olhar treinado de turista, você pode identificar algumas caracteristicas fundamentais da sociedade feudal argentina.
Sabem aqueles besouros, aqueles marrom ou preto, de casca grossa, muito forte, que é meio cego e quando voa sai batendo em tudo...Então, esse besouro é figurinha carimbada nas ruas daqui, sempre tem uns 10 a cada 5 metros. Parece brincadeira mais é muito mesmo.
O centro da cidade é extendido. Ou seja, é como se o Bras, Mooca, Cambuci,... tivessem estilo de centro. Ou seja predinho velhos, caçada de tipo lajota, de noite tudo escuro,... A parte boa disso é que voce se sente no centro mesmo, em relação a comercio, facil acesso as coisas e tudo mais. Que tambem tem a parte ruim.
A cidade aqui é praiana. Porque digo isso? Pois comercio abre tarde, domingo nada abre, todos quando querem sair vão ao centro. O calor aqui é infernal pois é muito umido.
A cidade que mais forma psicologos do mundo é Buenos Aires.  Até mesmo no onibus as pessoas querem te avaliar. Voce senta no banco e uma pessoa ja saca da mochila um caderninho e te faz perguntas... haha.
As pessoas aqui falam TCHE, ou melhor, CHE. Mas não é como os gauchos que falam no fim da frase: Que guria bonita TCHE. Aqui funciona assim: CHE ontem fui no centro... E aqui se fala muito DALE, que funciona meio que como um BELEZA: Vamos pra balada hoje? DALE!
Uma coisa que esta provada cientificamente por mim é que... A concentração de ar condicionado que pinga na sua cabeça na rua é maior que 100 por m². É muito ar condicionado pingando, e parece que só pinga na minha cabeça. Ele fica esperando voce passar; Olha la olha la, o caio ta passando, vamos molhar ele.
As pessoas quando ouvem meu nome acham engraçado, mas depois que soletrado, elas acham legal. CE - A - I LATINA - O.

Che vamos al festival!
Dale, despues escribo más.

Chao.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Carna,feria,.... tudo passou muito rapido. Primeiro dia!


Parece que foi ontem que cheguei aqui. Mas ja faz um mes.
O carnaval foi baseado em seriados, filmes de barraquinha e cinema. Logo em seguida tivemos um feriado, e finalmente agora o ano começa.
Essa noite são pedro resolveu me zoar e deixou uma tempestade em buenos aires, antes fosse só essa noite, hoje de manhã fui para a faculdade em meio a chuva e um frio gelado que corta a cara.
Como costumeiramente todo primeiro dia saimos mais cedo e sempre chegamos hiper mais cedo. Cheguei na universidade meia hora antes e fiquei esperando perto da sala a qual ja haviam me avisado que aconteceria meu curso de iniciação.
A aula foi fantastica. Dois professores jovens, e temas muito interessantes (nem todos): historia do cinema, semiotica, pensamento contemporaneo...
Não tive dificuldade em entender absolutamente nada. Na apresentação da sala, cada um falava seu nome, de onde era, se ja havia estudado... Tem 3 colombianos na minha sala (2 meninas e um menino), uma venezuelana, uma portoriquenha (com quem eu conversei), eu brasileiro (até onde sei haha), um argentino que morava no Chile faziam 3 anos e pessoas de outras cidades não sendo buenos aires. Claro que muitos porteños tambem.
Na hora de me apresentar não tive problemas com a fala, mas quando eu falei que era brasileiro todo mundo, até quem tava dormindo, se virou para olhar. Percebi uma certa curiosidade deles (as).
A minha compreensão esta boa tanto escrita quando ouvivel, mas na hora de falar ou escrever, me falta palavras. Eu e a Monize estamos vendo de fazer umas aulinhas com um professor particular, sendo que sai de 50 a 100 pesos hora aula divido por 2. Ja que as escolas daqui cobram em dolar quantias absurdas, por exemplo 400 dolares mes, sendo uma hora e meia diaria.
Descobri que tenho que ser aprovado em 3 niveis de idioma INGLES ou FRANCES na faculdade, durante os primeiro 3 anos e meio. (É que aqui a forma de estudo é diferente, eu faço 3 anos e meio que seria tipo um tecnologo e depois faço mais 1 e meio - 5anos total -completando meu diploma universitario... posso fazer mais um ano e meio a mais, ou seja 6 anos e meio, e ter um diploma de professorado - mestre em cinematografia com enfoque em direção) Essas aulas serão dadas a tarde, ou seja dias completos de faculdade! Tomara que as aulas de idiomas tambem sejam legais pois meu ingles piorou muito e mais pra frente terei que fazer aulas por fora pra nao perder um investimento de 6 anos.
Enfim, sai de la com um sentimento de: POXA, ESCOLHA CERTA.
Agora é me dedicar ao maximo aos estudos, as curtidas, ao idioma, a toda essa experiencia maravilhosa que estou vivendo. E sem nenhuma pressa de acabar.

Un beso y un queso,

Caio.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

[..]Parecia estar em um filme de terrorismo [..]


Acordei cedo, mas fiquei de preguiça e deitado na cama lendo o livro. A Monize ja tinha saido pra ir pra faculdade. Quando a fome bateu fui até a cozinha ver o que tinha pro café da manhã e para minha surpresa, NADA! Fervi agua para fazer um chá, e quando estava no caminho de volta até o quarto me deparei com a mulher que limpa a casa! Ela logo deu um jeito e me expulsou do quarto.
Fui até o ponto de onibus para esperar a monize, que não atendia o celular...então comecei a ficar preocupado. Até ali era um dia hiper normal.
Assim que ela desceu eu briguei com ela e fomos caminhando até uma loja onde eu quero comprar a minha bicicleta. A medida que iamos nos afastando de casa, começamos a perceber uma aglomeração meio estranha. Começaram a passar varias ambulancias, muitos carros de policia, pessoas aflitas... Chegamos em uma parte da avenida que havia sido fechada por policiais, nenhum carro a não ser de policia ou ambulancia passava. A cena começou a se criar na cabeça de 2 jovens criativos. Logo que viramos a esquina nos deparamos com a PLAZA MISERERE ou PLAZA ONCE (onde ha um terminal de trens e metros) cheia de policias, com bombeiros, ambulancias, pessoas correndo, helicopteros...
Parecia terrorismo...viamos a uns 6 helicopteros voando no ceu e uns outros 2 de resgate que baixavam e subiam hiper rapidamente; uns 8 carros de bombeiros uns ao lado dos outros; policiais perfilados fazendo uma barreira; policiais controlando o transito de pessoas e carros; as ruas todas fechadas; motos escoltando as ambulancias; ...
Não sabiamos o que fazer, aquilo parecia as cenas de ditadura ou de homem bomba. Era no meio de avenidas grandes, e o fluxo de gente não ajudava. Então eu e a Monize continuamos a caminhada rumo a bicicletaria fugindo do tumulto.
No meio do caminho entre a praça e a bicicletaria, resolvi voltar, não estava muito bem. Na volta enfrentamos a cena novamente. Não sabiamos o que tinha acontecido e nem a proporção. As pessoas perguntavam se a gente tava vindo de la e se sabiamos o que ocorreu, porque aquilo foi algo de outro mundo.
Finalmente quando chegamos em casa e ligamos a TV... "mais de 600 feridos, 49 mortos e pessoas seguem presas nas ferragens, o trem perdeu o freio e deu com tudo na barreira da estação..." As imagens eram horrendas de pessoas presas nas ferragens sangrando, muita ambulancia, hospitais cheios, pessoas procurando seus familiares...
Abrimos a internet pois sempre há um familiar que viu a noticia e fica preocupado. Sim, foi perto de casa. Mas não, não aconteceu nada, estamos bem!

Uol - http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/02/22/trem-descarrila-e-deixa-mais-de-400-feridos-e-pelo-menos-12-mortos-em-buenos-aires.htm

Clarin - http://www.clarin.com/sociedad/Descarrilo-tren-Sarmiento-llegaba-Once_0_650935058.html

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uno más!

Domingo:
 Esses dias fomos ao show de um amigo do meu pai, Tato Fischer. Foi em um bar, no bairro de Palermo. Ouvimos uma bossa nova, comemos mandioca frita, empanadas, refri de pomelo...Conversamos com o Tato que foi super gente fina conosco. Voltamos era meia noite e pouco, aqui os onibus são 24 horas, mesmo de domingo.

Segunda:
Mal dormimos e ja era 6 da manhã, hora de acordar pra ir na faculdade da monize, era o primeiro dia dela. As aulas do CPU (curso pre universitario) dela são das 8 as 10. Eu vou e fico la lendo meu livro.
Fomos na minha faculdade, a monize adorou. Fica no bairro de San telmo, um bairro de antiguidades. São 4 predios de tijolinho em uma rua de paralelepipedo, com escadas de ferro e tals. Fui aprender qual onibus pegar, pois aqui o onibus é 1,10 a 1,25 (1,10 para menos de 10 quadras e 1,25 para mais) e o metro é 2,50, ou seja vou de onibus. Devo voltar apé para espairecer haha.
Minha faculdade fica a 10 quadras da faculdade da Monize, mas o bairro dela ja é LA BOCA.
Terça:
Acordamos cedo denovo. Fomos pra faculdade da monize. E mais uma vez fiquei lendo.
Voltamos e decidimos comer fora, pois, ontem foi dia de San Valentin, ou seja, dia dos namorados! O dinheiro não ajudava então fomos comer no burguer king do centro. Uma lição que aprendi no burguer king é que argentino não sabe falar ingles, se estiverem por aqui esqueçam ingles até pra pedir os nomes do lanche! Fiquei triste pois queria fazer aula de conversação (ingles) aos sabados.
Depois de la demos uma caminhada pra o lanche descer. Encontramos um hippie japones, que vendia pulseiras, brincos, moedas antigas e de diferentes paises e tals. Começamos a conversar sobre as moedas e então mostrei a minha que carrego no peito. Ele disse que eram 5 ienes, que era uma moeda especial, que os japoneses entregam a viajantes ou quando viajam para uma pessoa que eles acham especial, e ela significa meio que você pode sempre contar comigo. Ele me perguntou se eu tinha ganho de alguem, e disse que achei no chão e brinquei que então a vida/rua me disse: caio voce é especial, pode sempre contar comigo. Acabou que a monize me comprou um brinco na barra do cara.
Voltamos e de noite fomos no mercado. Descobrimos que tem um segundo andar de coisas haha.
Fizemos a janta e capotamos.
Quarta/Hoje:
Fomos a faculdade da monize com um onibus novo, um que serve pra eu pegar tambem, me deixa e a deixa na cara do gol.
Hoje o almoço foi: arroz, carne moida e salada de tomate, cebola, repolho e cenouro. Sobremesa: kiwi e pera. De noite tem gelatina que eu fiz, YEAX \o/
To meio ansioso pra que minhas aulas comecem. Mas só dia 27. Até vou lendo meu livro. O merlin morre nesse capitulo.

                                                  Nota do escritor
Fui a uma bicicletaria no bairro de La Boca, ou seja em um lugar nao muito chique. Fui ver o preço pra comprar a minha. Alem de só ter um estilo, a mais barata tava saindo 1800 pesos, voces tem noção do que é isso? Vimos umas outras no mercado, mas ta tudo no mesmo preço, que caro! 1800 pesos é um ano de condução!
Hoje tem jogo do Corinthians na libertadores e acompanharei pelo UOL.

MAAAA OOOOEEEEEEE.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uno!

                                                      
                                                                
                                                                     Nota do escritor.
Estavamos no onibus a caminho da faculdade da Monize. Estavamos ouvindo a musica da radio. Aqui eles são muito patriotas com radio balada e tudo mais. Quando de repente...Tchetchererererer gustavo lima e voce! Nããããããããããããããão! Eu quis descer hahah. Mas logo em seguida começou uma musica muito tocada aqui, uma tal de MENINA BONITA.
Na volta descemos do onibus e fomos a um carrefour express fazer umas compritas, quando... Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego. Com direito ao caixa (argentino) cantando. Ve se pode.
Por fim, estavamos fazendo o almoço e ouvindo um programa de radio. Aqui existem muitos programas de radio de conversa de temas serios mas comedinha assim. Tipo panico na radio, os de esportes (com o benjamin back, o gavião, sabem?)...Começaram a fazer uma imitação da senhora presidenta, e no meio da imitação ela disse: Argentinos, Argentinas, desse jeito não da, "ASSIM VOCE ME MATA, ASSIM VOCE ME MATA".
Aqui mesmo em balada de eletronico eles são muito patriotas e só tocam musicas em espanhol/castellano, mas se renderam a essas 2 musicas de merda haha, em nenhuma balada pdoe faltar essas duas.
__________________________________________________________fim da nota.

Hoje não fizemos nada de muito importante, a não ser...Começei a ler o livro que comprei, to pirando nas historias do rei arthur, merlin e todo povo mais... Reduzimos todas as fotos tiradas daqui pra finalmente colocar no site, assim todos poderam ver o que vemos.
Tivemos a janta a qual fomos convidados pela emma. Mel delz... Um negocio de arroz com um creme e uns outros negocios frio como se tivesse sido feito na forma de um pudim, pão com grãos especias, pure de batata, peixe fritinho na hora, tomates de petiscos,... MUY RICO!
Os amigos dela são todos do teatro. Muito legais. Tem um que tenho que apresentar pro meu pai. Ele foi quem indicou-nos a emma. Ele é dublador, ator, faz audio livros, e é cantor. Ele se interessou em ouvir as musicas do meu pai e até cogitou colocar uma em seu show.
Depois da conversa, um sorvete. Deu de 1000 a zero nos do Brasil. Não é puxa saquismo não viu, ...

Amanhã vamos a Viveenbuenos para uma reunião informativa.

Buenas noches a todos!